Matérias na área de beleza e saúde Marie Louise News

Como surgiu o esmalte

segunda-feira, 2, março, 2009

Na China, há cinco mil anos

Marisa De Lucia

esmalte1


O primeiro esmalte surgiu na China por volta de 3 000 a.C., portanto há cinco mil anos. Antes, ele era feito de goma-arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelha, hoje o esmalte é uma variação da tinta usada em pintura de carros.

Com relação à sua cor, no princípio indicava a classe social do homem ou da mulher que o usava. Durante a dinastia Chou, no século 7 a.C., apenas os membros da família real podiam usar uma pasta dourada ou prateada na unha – as cores reais mudariam mais tarde para vermelho e preto.

Ao redor do ano 30 a.C., pintar as unhas era moda também entre os egípcios, que mergulhavam os dedos em tintura de hena. Mulheres das classes menos favorecidas só estavam autorizadas a pintar as unhas com tons claros.

O primeiro esmalte como o conhecemos hoje foi feito em 1925, e a grande maioria feminina adora essa tinta pras unhas.

Segundo a medicina tradicional chinesa, emoções como a raiva, se forem intensas e duradouras, influem negativamente na energia do fígado e podem deixar as unhas opacas. Já o medo afeta os rins, levando a uma menor absorção de cálcio e o consequente enfraquecimento das pequenas lâminas transparentes que recobrem a ponta dos dedos.

Observe suas unhas:

• Lascadas ou quebradiças – Deficiência de energia dos rins, que são nossa fonte energética e ajudam a fixar o cálcio. A causa pode ser o estresse emocional, que leva à perda da resistência orgânica e afeta os rins.

• Com riscos brancos – Indica a falta de cálcio, o que impede o crescimento uniforme da unha. Para a medicina tradicional chinesa, indica a alteração na circulação de energia vital no baço e no pâncreas. Consuma mais leite e derivados, frutos do mar e sementes, como a de girassol e o gergelim.

• Com manchas brancas – Falta de zinco ou de vitamina A. Os chineses relacionam esse sintoma à fraqueza energética no pulmão, podendo indicar uma baixa de imunidade em consequência de infecções ou inflamações, períodos prolongados de angústia e tristeza. Aumente o consumo de espinafre, cereais integrais e sementes de girassol.

• Sem brilho – A causa pode ser a anemia ou algum problema hepático. Para os chineses, tem a ver com o desequilíbrio no fígado, órgão que acumula a raiva que você não expressou. Procure a ajuda de um médico para fazer uma avaliação geral.

Tags: , ,

3 respostas para “Como surgiu o esmalte”

  1. Helena diz:

    isso é interesante e relata tudo sobre os esmaltes.
    estava fazendo uma pesquisa e esse site estava falando certinho do que precisava e mais.
    ele relata sobre a historia do esmalte, como surgiu,como pode ser usado e sua historia de hoje
    esse site mereria ser o primeiro site à aparecer nas opçoes de qualquer pesquisas que as pessoas fazem sobre os esmaltes.
    muito bom

  2. Natalia barbosa diz:

    AMEI!!!!!!!!!!!!!!!!!♥♥
    adorei precisei fazer uma pesquisa pra turma valendo 10. valeu!!!!!!!!♥☺

  3. Marisa diz:

    Que bom Natalia! Fico feliz!

    Abraços!!!

    Marisa De Lucia

Deixe seu Comentário

*