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Acerola: a melhor fonte de vitamina C

terça-feira, 31, agosto, 2010

Apenas duas acerolas por dia suprem a necessidade de vitamina C no organismo

Por Marisa De Lucia

Muito se ouve falar dos benefícios da acerola para resfriados e gripes, uma vez que ela possui maior quantidade de vitamina C do que o limão e a laranja, mas poucos sabem que não é só para isso que esta frutinha tão pequena serve. Ela também é uma boa fonte de vitamina A, ferro, cálcio, potássio, zinco e vitaminas do complexo B.

Para se ter uma ideia, um copo de suco da acerola pode ter cerca de 100 vezes mais vitamina C do que um de suco de laranja, de acordo com livro escrito por Luiz Marino Netto. O ideal, de acordo com nutricionistas, é ingerir de 5 a 10 acerolas por dia em forma de fruta ou suco.

De nome científico Malpighia emarginata, a acerola também é conhecida como cereja-das-antilhas ou cereja-de-bárbaros e é nativa da América Central e do norte da América do Sul, sendo cultivada para o comércio em Porto Rico, Havaí, Jamaica e em algumas partes do Brasil.

Mas quais os benefícios da Vitamina C ou ácido ascórbico? Muitas pessoas acham que ela só é útil para evitar gripes e resfriados, mas ela vai muito além. A vitamina C tem um papel importante no tratamento de mais de 40 tipos de doenças, entre elas o temível câncer e doenças degenerativas como a AIDS. Além disso, é indispensável na produção de colágeno, essencial para a sustentação e firmeza da pele, além de aumentar a resistência global das mucosas e fortalecer o organismo contra ataque de microorganismos. Por isso, use e abuse da acerola!

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