Matérias na área de beleza e saúde Marie Louise News

Alimentos que ajudam a combater a acne

sexta-feira, 15, outubro, 2010

Diminuir o açúcar e o sal nos alimentos é uma boa medida

Por Marisa De Lucia

Muita gente não sabe que a acne é uma patologia também muito comum em adultos, não só em adolescentes, e que podem ocorrer erupções faciais até em recém-nascidos. As espinhas que surgem no rosto possuem causas múltiplas e se manifestam de várias maneiras. E um dos motivos, já comprovados cientificamente, é a alimentação inadequada, ou seja, com excesso de açúcar e sal.

Contudo, os grandes vilões continuam sendo o hamburger e a batata frita, mas por causa do açúcar e sal em excesso e não pela gordura, o que poucos sabem. Daí o porquê do chocolate meio amargo não causar tantos danos à pele oleosa.

Está comprovado que muita glicose no sangue leva à liberação da insulina, que estimula a produção de hormônios que estão relacionados com o estímulo à produção de óleo na pele. Então, diminuir o açúcar ajuda a combater a acne. Quanto ao excesso de sal, sabe-se que o mineral iodo (encontrado em grande quantidade no sal) pode piorar a acne porque está relacionado com o aumento dos poros. Por isso, evite consumir grandes quantidades de sal. Uma boa dica é usar sal marinho, pois não é iodado.

Os alimentos ricos em vitamina A também ajudam a controlar a acne. Entre eles estão o óleo de fígado de bacalhau e os mariscos. O zinco também ajuda a combater a acne, mas como a principal fonte são as ostras e nem todo mundo é chegado nesse tipo de alimento, uma opção é usar suplementos que contenham o mineral. Tem também os alimentos ricos em beta-caroteno que tem atuação próxima a da vitamina A como manga, batata doce e gema de ovo, entre outros.

Bebidas alcoólicas, especialmente vinho tinto, e comidas muito apimentadas fazem com que piore aquela vermelhidão da espinha, conhecida como rosácea, pois dilatam os vasos sanguíneos. Para diminuir a inflamação, procure ingerir alimentos como ovos, peixes e saladas e ainda o ômega 3, encontrado em alguns peixes e ovos enriquecidos.

Receita para eliminar acnes

Para eliminar as espinhas no rosto, tome diariamente, no desjejum e no jantar, um copo de suco de cenoura com laranja. Para preparar, coloque no liquidificador um copo de 200 ml de suco de laranja e uma cenoura média, lavada e picada, bata e tome sem adoçar. Caso queira adoçar, use açúcar stévia ou mel de abelha.

O levedo de cerveja também ajuda no combate à acne. Basta tomar, em cada uma das três refeições, uma colher de sobremesa rasa de levedo de cerveja em pó, diluído em água ou no próprio suco da cenoura.

Tags: , , ,

Deixe seu Comentário

*